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sexta-feira, março 16, 2012

Pizza Hut: a turma acima dos 60 anos coloca a mão na “massa”

Por Patricia Bispo

Dados apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou cerca de três anos entre 1999 e 2009. Hoje, espera-se que uma pessoa viva no mínimo 73,1 anos. Essa realidade reflete em toda a sociedade, inclusive no âmbito organizacional. Hoje, por exemplo, grandes empresas investem na iniciativa de contratar profissionais que já se aposentaram e que se encontram acima dos 60 anos.

Uma empresa com larga experiência na contratação de pessoas que fazem parte da "turma da boa idade" é a Pizza Hut, que em 2003 instituiu o Programa Atividade direcionado para recolocação de profissionais que já se encontram com mais de 60 anos. Inclusive, a iniciativa tem como base que um dos fatores mais importantes para a qualidade de vida do ser humano é a saúde mental. E isso, por sua vez, só acontece quando a pessoa encontra-se ativa, exercendo seus dons, aplicando sua experiência, exercitando a criatividade, ensinando, aprendendo, comunicando-se, sentindo-se útil e produtiva.

De acordo com Daniella Cristina, gerente de RH da Pizza Hut de São Paulo, o profissional interessado em concorrer a uma oportunidade através do Programa Atividade deve realizar seu cadastro através do site da empresa - http://www.pizzahutsp.com.br/trabalhe-conosco/ durante todo o decorrer do ano. Além disso, exista a alternativa de deixar o currículo em uma das 18 unidades da marca na Grande São Paulo. Esses cadastramentos, por sua vez, passarão a fazer parte do banco de dados da empresa e serão consultados sempre que a organização necessitar contratar um novo colaborador. E as vantagens para quem ingressa na organização, complementa a gerente de RH, incluem: plano de saúde e odontológico, cesta básica, remuneração acima da média do mercado, seguro de vida e alimentação no local de trabalho.

Vale, ainda, lembrar que para participar do Programa Atividade é preciso ter o ensino médio (antigo segundo grau) e ter algumas competências necessárias ao negócio como: capacidade para trabalhar em equipe, foco na qualidade da experiência do consumidor, comunicação eficaz, flexibilidade e criatividade. Outro fator relevante é que o candidato não precisa ter experiência anterior.

"O processo seletivo do Programa Atividade é muito próximo aos demais processos seletivos da Pizza Hut. A entrevista sempre é feita com o gerente do restaurante e no local onde eles irão trabalhar, isso para que ambos analisem o interesse. Caso a pessoa seja admitida, será encaminhada para o processo de exames e de documentação", explica Daniella Cristina, ao acrescentar que toda a condução do Atividade é realizada pela área de Recursos Humanos da empresa.
Após a contratação - Ao ser questionada qual o procedimento que a área de Recursos Humanos adota, após a contratação do profissional, a gerente de RH afirma que o integrante do Programa Atividade passa por um processo de treinamento como os demais funcionários que estão iniciando na empresa. Nos dois primeiros dias, o recém-contratado ingressa em um treinamento teórico, no qual participa de palestras sobre diversos assuntos como procedimentos de produtos, histórico da empresa, atendimento ao cliente, manuseio de alimentos, entre outros assuntos. Após essa etapa, o funcionário inicia seu treinamento no restaurante, onde conhece todas as áreas de trabalho com o acompanhamento do gerente ou do instrutor.

Em relação ao convívio dos funcionários acima dos 60 anos com os demais colaboradores que atuam na Pizza Hut, Daniella Cristina cita que a aceitação costuma ser muito positiva em relação à equipe, pois os colaboradores da empresa conseguem entender o objetivo do programa e enxergam no profissional experiente uma pessoa que agrega valores para a organização.

O que mudou na empresa? - Um fato que chamou a atenção da empresa é que após a instituição do Programa Atividade, os restaurantes passaram a ter mais profissionais que auxiliam a equipe. Para a direção da Pizza Hut, a pessoa que integra o Programa Atividade não é um simples funcionário, mas uma pessoa com experiência de vida, um exemplo que auxilia todos os demais da equipe em relação à interação, ao trabalho com clientes, além de ser capaz de dar bons conselhos para quem está iniciando a vida.

"A Pizza Hut enxerga o Programa Atividade como um trabalho de inclusão social muito importante, uma vez que, mesmo que esses profissionais tenham muito conhecimento e experiência, geralmente a sociedade costuma excluí-lo do mercado de trabalho. Enxergam essas pessoas como incapazes de colaborar com o resultado da empresa, o que é um grande engano", conclui Daniella Cristina, ao mostrar visível sinal de orgulho ao contribuir com essa iniciativa.


Patrícia BispoFormada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap. Atuou durante dez anos em Assessoria Política, especificamente na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. Atualmente, trabalha na Atodigital.com, sendo jornalista responsável pelos sites: www.rh.com.br, www.portodegalinhas.com.br e www.guiatamandare.com.br.

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