DOANDO.ORG

doando.org

terça-feira, dezembro 04, 2012

Estimular a criatividade faz parte do sucesso

Por Patricia Bispo


O desejo de milhares de empresas em todos os continentes é encontrar profissionais que se comprometam com o negócio e façam o diferencial para o cliente. Para isso, é preciso que além das competências técnicas, os colaboradores tragam consigo algo a mais e que está contido dentro de cada um como, por exemplo, o potencial criativo, o bom humor, o desejo de superação e de realização naquilo que faz.
Se por um lado o desenvolvimento das competências comportamentais está diretamente ligado ao desejo da pessoa em sair da zona de conforto, por outro as empresas também podem e devem estimular os profissionais nessa jornada. E isso vale para qualquer segmento corporativo. O Atelier dos Sabores - empresa que atua na produção de doces e salgados, no Rio de Janeiro, há quase 15 anos desde a sua fundação, acredita que o ambiente de trabalho influencia a capacidade que as pessoas têm de inovarem seus produtos.
E como todo bom gourmet sabe, para produzir pratos deliciosos é preciso estar bem consigo, pois basta um deslize, um momento de descontração por um sentimento "negativo" e toda uma produção pode perder literalmente o sabor. De acordo com Pedro Bacellar, diretor do Atelier dos Sabores, o incentivo ao potencial criativo dos funcionários sempre fez parte dos pilares da empresa. "Atuamos em um mercado altamente competitivo onde a qualidade dos produtos e operação logística eficiente são exigências do mercado. Para atingir um destaque é necessário ir além da produção, buscando constantemente inovações", assinala. 


Quando questionado como a criatividade é estimulada no dia a dia da empresa, Bacellar responde que os gestores sempre procuram deixar os colaboradores à vontade para dar apresentarem qualquer ideia, seja sugerindo uma nova receita, produto ou até mesmo o processo que envolva a produção de determinado item. Dessa forma, a empresa consegue incentivar as pessoas a sempre pensarem em como poderão trabalhar os produtos que já existem e, logicamente, melhorá-los a cada dia. Tudo isso de forma mais rápida, eficiente e sem perder a qualidade.

"Novas ideias e melhorias em processos são sempre bem-vindas. Por isso, tentamos estimular essa comunicação é através da nossa estrutura hierárquica vertical e uma política de portas aberta. Todo colaborador possui liberdade para apresentar uma proposta a qualquer momento", afirma Bacellar ao acrescentar que uma característica da empresa é a forte presença do espírito de equipe. Isso fica comprovado na prática, tanto que até o momento não houve um case de extremo sucesso que tenha sido trazido exclusivamente por um funcionário. Normalmente, uma grande receita vem de várias ideias até se chegar ao aperfeiçoamento, ao ponto ideal. "Assim não se beneficia um colaborador ou uma equipe de colaboradores, especificamente. O retorno é sempre pensando no quadro inteiro de funcionários", assegura o diretor do Atelier dos Sabores.
Ainda em relação aos líderes, esses buscam estimular a criatividade das equipes trazendo novas tendências do mercado, seja através de fotos, vídeos ou até mesmo explicando o que foi observado de inovador. Dependendo do funcionário e de acordo com a habilidade e a autoconfiança, em determinados casos de desenvolvimento de um produto similar a um já existente ou tendo outro como base, o gerente geral "deixa na mão" do próprio colaborador a responsabilidade para que o mesmo desenvolva sozinho aquele determinado produto, mas sempre colocando a criatividade em prática.
O ambiente - Mesmo reconhecendo que o ambiente influencia e estimula o potencial criativo dos profissionais, Pedro Bacellar diz que ainda existe um caminho a ser percorrido, para que a empresa chegue ao que considera ideal. "Mas estamos sempre focados em melhorar as condições de trabalho de cada setor, para que as pessoas atuem de forma mais agradável e consequentemente possam ter ideias boas. Acreditamos que ninguém consegue se estimular a ter ideias, estando num local inadequado e que o deixe insatisfeito. Por isso, a nossa busca da satisfação é contínua", garante.
Ao ser questionado sobre o posicionamento da empresa, quando é identificado algum fator está interferindo na criatividade da equipe, o diretor diz que a empresa realiza um rodízio de posições nas etapas de produções. Dessa maneira, todas as fases são compartilhadas e os profissionais alcançam um melhor entendimento, confiança, bem como o feedback da própria equipe. Ou seja, o colaborador não fica preso a uma mesma função durante muito tempo, porque ele vivencia toda a cadeia produtiva e com um domínio pleno do processo completo consegue contribuir com mais intensidade na busca por oportunidades de melhorias.
A rotina - E para fazer os talentos saírem da rotina de realizar milhares de doces e salgados? Quando indagado sobre essa possibilidade, Bacellar mostra-se satisfeito e destaca que a mesmice está fora do cardápio do Atelier dos Sabores. Segundo ele, a empresa comemora os aniversariantes do mês em uma data específica. Nesse dia sempre é feito um bolo especialmente para o aniversário, para que todos os funcionários vejam que a fábrica mobilizou-se para aquele momento de descontração. "Ao invés de simplesmente pegar um bolo normal do estoque, o bolo é específico. Todos têm direito a levar um bolo no mês do seu aniversário e no Natal. No dia das mães, damos um brinde às mulheres. No dia dos pais, o mesmo é feito com os homens", reforça.
Outro detalhe interessante é para os funcionários do Atelier dos Sabores, escapar da mesmice também significa sair do ambiente de trabalho. Durante a confraternização de final de ano, por exemplo, a empresa leva os colaboradores para o Hotel Fazenda St. Robert e realiza uma breve apresentação sobre as informações mais relevantes do ano e que estão relacionadas ao negócio. No ano passado, por exemplo, o clima que envolveu a comemoração contou com clima informal, adicionado a uma pitada de inovação ao evento, já que o local oferecia atividades que proporcionavam um ambiente de muita aventura.
Além disso, houve uma maior integração da equipe e a proximidade com a natureza transmitiu um clima de relaxamento necessário após um ano de muito trabalho. Bacellar lembra, ainda, que o investimento no potencial criativo é fundamental para que a empresa consiga um destaque no mercado. "A rotina intensa de trabalho muitas vezes dificulta as pessoas pensarem em: o que eu posso fazer, para levar ao meu cliente um produto inovador? No entanto a resposta para essa pergunta é a chave para o sucesso. Por essa razão, a criatividade deve fazer parte do dia a dia de toda organização que busca estar entre as melhores", sintetiza o empresário.
A natureza - Sem dúvida alguma sair do ambiente de trabalho faz com que muitos profissionais aliviem a tensão do ambiente corporativo a que sempre estão expostos. Foi justamente por essa razão que o Atelier dos Sabores optou por levar seus colaboradores para perto da natureza e passar momentos descontraídos no St. Robert. De acordo com Henrique Marques Lisboa, diretor do hotel, cada vez mais as empresa têm recorrido a espaços que transmitam tranquilidade às suas equipes. O hotel, por exemplo, já recebemos grupos de multinacionais.
"Hoje, os empresários consideram uma opção perfeita para quem busca uma prática mais animada e aventureira para registrar datas comemorativas. Além de incentivar o quadro de colaboradores, as ações lúdicas integram ainda mais as equipes, sem abrir mão do clima natural", argumenta Lisboa.

Fonte: www.rh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário