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domingo, janeiro 18, 2009

Diga o que pensa para ter mais amigos e sofrer menos

Expresse suas opiniões para prevenir estresse e depressão


O filtro que divide as idéias pensadas daquelas que ganham voz é indispensável no dia-a-dia. Dizendo tudo o que pensa, é difícil manter o emprego, segurar o namoro e até preservar os amigos. Mas o contrário disso também não é nada saudável. "Quem abre mão de falar o que pensa não se deixa conhecer", afirma a psicóloga Madalena Cabral Rehder, coordenadora do Núcleo de Especialização em Psicodrama e Sociodrama de Santo André e Região. A timidez e a vontade de agradar são, em geral, as justificativas usadas pelos indivíduos que, quase sempre, ficam quietos o máximo possível. A estratégia, contudo, acaba pondo em risco o convívio social, ameaçado pela dificuldade de entender os desejos dessas pessoas e pela aparente falta de interesse que elas apresentam nas relações (afinal, expressão e participação andam de mãos dadas na maioria das vezes). "Deixar de expressar o que pensa é omitir-se perante a vida", diz a psicóloga.Sem dúvida, há quem nasça com um temperamento mais reservado, precisando sentir confiança no ambiente antes de manifestar opiniões. Não há problema nenhum nisso, aliás é até saudável e evita constrangimentos. Isso porque essa avaliação funciona como uma espécie de vacina contra comentários não são adequados para o momento (seja pela superficialidade, seja pelo julgamento precipitado).Mas não pense que se furtando de falar você consegue desenvolver essa habilidade. Segundo a especialista do Núcleo de Especialização em Psicodrama e Sociodrama, expressar bem os seus pensamentos e opiniões requer aprendizagem, com exercícios freqüentes e de dificuldade variável. Soltar o verbo entre amigos, por exemplo, tende a ser bem mais simples do que relatar a seu chefe sua insatisfação no trabalho.Só lembrando que a comunicação é uma via de mão dupla: é importante falar e também ouvir, com o máximo de transparência possível, evitando questões mal resolvidas. "Aprender a se comunicar de forma espontânea e com criatividade favorece o crescimento pessoal e profissional", diz a psicóloga. As pessoas entendem as suas ações e, portanto, conseguem confiar mais em você graças à intimidade que é partilhada pouco a pouco.Manual contra timidez Receita pronta, para combater a timidez, não existe. Mesmo quem tem facilidade para se expressar, não raro, acaba sendo vítima de mal-entendidos. Se isso acontecer com você, use o episódio em favor da experiência (e não como fonte de lamentações e desculpa para se fechar ainda mais). "As falhas geram frustrações e ansiedades, que precisam ser vistas e revistas sempre por meio de uma análise com um psicólogo ou de uma auto-análise", recomenda Madalena Rehder. Nos momentos explosivos, entretanto, o silêncio raramente encontra substituto melhor, seja você da turma expansiva ou mais retraída. "Nesses casos, o melhor mesmo é aquietar e, posteriormente, falar do assunto em outro momento propício. A cautela na comunicação muitas vezes é bem-vinda. Aprendemos com o outro, assim como o outro aprende conosco", diz a especialista. A psicóloga ainda explica que as pessoas tensas, sob pressão do estresse, são as mais comprometidas nos seus discursos. Elas sentem que o mundo é um adversário e, para superar o problema, a dica é procurar um auxilio profissional da área de saúde (médicos, psicólogos), readquirindo sua energia vital da comunicação com criatividade e espontaneidade. É até normal querer falar e ter as palavras atropeladas pelo choro. As emoções tornam o diálogo mais tenso e, por causa disso, é importante não deixar os sentimentos guardados, acumulando-se em forma de angústia. "Refletir, meditar e analisar sobre as situações vividas que não deram certo ou foram frustrantes são os exercícios mais difíceis, mas também os mais valiosos e saudáveis para as descobertas do amor próprio, para a aceitação pessoal e a para aceitar o outro", diz a psicóloga. Nestes exercícios, segundo ela, as falhas têm a chance de ser transformadas em fonte de aprendizagem. Quando esse processo torna-se natural, culpa, raiva e medo desaparecem e você fica imune a males mais sérios, como a depressão. "O isolamento é uma maneira de mostrar que você precisa de cuidado", afirma a psicóloga. Mas, certamente, pedir ajuda traz resultados bem mais eficientes em comparação a esperar que alguém adivinhe que você está sentindo falta de acolhida.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

CONCURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS EM TODO BRASIL

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segunda-feira, janeiro 05, 2009

A SertaRH

A SertaRH vem se destacando no mercado de Recursos Humanos há 12 anos. Temos uma metodologia de trabalho transparente e moderna que preza acima de tudo o respeito no relacionamento com nossos colaboradores, clientes e parceiros. Nossos serviços são direcionados para implementar o mais eficaz softwarede de Recursos Humanos de maneira eficiente, monitorando e oferecendo suporte de acordo com as necessidades de cada cliente. Utilizamos tecnologia avançada proporcionando confiança, segurança e alta performance para a execução dos processos do sistema, obtendo resultadosrápidos e satisfatórios. Nos destacamos entre as 100 Melhores Empresas Fornecedoras de Tecnologiapara Recursos Humanos nos anos de 2005, 2006 e 2007. Essa premiação organizada pela Editora Segmento, um veículo sério e decredibilidade nacional no Mercado de Recursos Humanos, reforça que nossos propósitos seguem no caminho correto, sendo aprovados pelos profissionaisdesta área. Humanus® Sistema de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento. Seus colaboradores são os recursos empresariais mais preciosos e um fatorcrucial para a evolução e crescimento de seu negócio. Nossa solução possui a sustentação para que você organize suas operaçõesde pessoal sob uma perspectiva ainda mais eficiente, permitindo oplanejamento estratégico, alto valor agregado no planejamento dos recursos humanos, com um foco em cada colaborador como um indivíduo único. A administração dos recursos humanos não é uma função secundária em uma empresa. Pelo contrário, toca no núcleo da organização. Indicar que o pessoal é o recurso mais importante não é meramente uma frase vazia, é pura realidade.Os acordos coletivos tradicionais têm sido gradativamente substituídos por novos tipos de contratos, e a força de trabalho considera-se cada vez mais como um conjunto de habilidades individuais e não um agrupamento de pessoas somente. Os métodos de trabalho e as horas trabalhadas tornaram-se mais livres, mais flexíveis. Além disso, trabalhar em vários tipos de projetos simultaneamente é um método cada vez mais praticado. Estas mudanças, por sua vez, estão criando uma necessidade de novos métodos de gerenciamento do tempo e acompanhamento das atividades. Para isso, há necessidade de se ter uma solução radical de TI com funcionalidades extremamente extensivas e flexíveis uma solução integrada, como os nossos produtos.

Resiliência, a chave do sucesso em qualquer área

Fonte: Gazeta Mercantil/Caderno D - Ricardo Bellino

A resiliência é um termo proveniente da física. Trata-se da capacidade que certos materiais apresentam de absorverem impactos e retornarem à sua forma original. Transposta para o comportamento humano, a resiliência representa não apenas a habilidade de lidar com as adversidades e de superá-las, mas também a capacidade de não permitir que essa experiência afete de modo negativo e permanente seu modo de ser e de ver o mundo.É fácil perceber a importância que isso possui em nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Imagine uma pessoa que perde o emprego ou que se vê forçada a desfazer uma sociedade por ter confiado nas pessoas erradas ou devido à ação de indivíduos mal-intencionados. Ela pode vir a encontrar outro emprego ou iniciar um novo negócio. Mas isso, por si só, não é sinal de resiliência. Se a pessoa em questão tiver pouca ou nenhuma resiliência, sua maneira de ser e de ver o mundo será negativamente afetada por essa experiência. Ela pode, por exemplo, passar a desconfiar de tudo e de todos, assumir o comportamento de vítima e enxergar apenas o que os outros têm de pior. Esse tipo de atitude, é claro, comprometerá seu bem-estar psíquico e emocional, bem como seus relacionamentos e sua ascensão profissional. Já a atitude de uma pessoa resiliente é completamente diferente. Por mais que a experiência a tenha feito sofrer, ela é capaz de superá-la sem que asua essência seja negativamente alterada. Em vez de desconfiar de todo mundo, ela simplesmente aprende a selecionar melhor seus amigos e sócios. Em vez de adotar uma postura de vítima, ela passa a acreditar ainda mais em sua capacidade de superação. E, por mais que a dificuldade experimentada a tenha abalado, ela não perde a fé, a convicção e o entusiasmo. Estudos indicam que pessoas resilientes mantêm sua integridade emocional inclusive quando se confrontam com situações devastadoras. Em meados de 2001, a psicóloga Barbara L. Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte, fez uma pesquisa para detectar a resiliência de um grupo de estudantes universitários. Pouco depois, os Estados Unidos - e o mundo - foram abalados pelos ataques terroristas ocorridos em setembro daquele ano, no qual milhares de pessoas perderam suas vidas. A doutora Fredrickson retomou suas pesquisas, dessa vez para detectar os efeitos da tragédia no grupo que ela estava estudando. Os resultados indicaram que os resilientes experimentaram as mesmas sensações de angústia e tristeza que os não-resilientes. A diferença é que eles demonstraram maior capacidade de recuperação e foram menos afetados por problemas como estresse pós-traumático, depressão e ansiedade. Por quê? De acordo com os estudos da doutora Fredrickson, oprincipal motivo é a atitude positiva que os resilientes demonstram perante a vida. Mesmo em face de uma situação extrema, eles conseguiram invocar emoções positivas - como a gratidão por estar vivo, a compaixão e o desejo de ajudar - e mantiveram o foco no altruísmo e na coragem dos que participaram das missões de resgate, em vez concentrarem- se apenas na perversidade dos perpetradores .Pode-se dizer que é uma questão de foco, de perspectiva. No entanto, são as coisas nas quais você decide focar sua atenção que definem suas escolhas de vida.
Ricardo Bellino - Empresário e dealmaker, fundador da Gold & Bell, do Inemp,o Instituto do Empreendedor, e da Escola da Vida (www.escoladavida. com). Autor de diversos livros lançados em mais de dez países, é também colunista e palestrante.

Você pode mudar a sua vida

"Mensagem da semana"

Olá Amigo(a) por vezes você se pergunta como compreender crimes violentos que abalam a nossa sociedade, de que maneira classificar a corrupção de figuras públicas que deveriam ser exemplos de dignidade, em outros momentos surgem imagens de hostilidades e disputas entre paises e grupos que resultam na mortalidade de jovens e você interroga-se sobre a natureza humana que guarda esta destrutividade. São questionamentos nobres que estudiosos na área da ciência e filosofia procuram explicações. Entretanto você não tem respostas definitivas para estas grandes questões, talvez possa com menos esforço refletir e responder como prevenir os incidentes familiares de irritabilidade que tanto machucam familiares queridos. Você tem conhecimento da importância de ser previdente com seus recursos econômicos, desta maneira pode valorizar seus esforços e trabalho para gerar prosperidade. Em conflitivas entre pessoas da convivência você pode assumir o papel daquele que acalma e propõe um olhar pacificador. Compreenda que sua área de ação é muito grande em seu espaço cotidiano. Novas possibilidades de intervenção surgirão na medida em que entenda e resolva aquilo que estiver próximo a você. Desta maneira você muda sua vida: mudando sua maneira de olhar, a forma de relacionar-se e agindo focado em soluções próximas a você.
Narrativa da Semana:
Carlos era entusiasmado, tinha uma capacidade de convencimento extraordinária, falava com carisma da necessidade de buscarmos mais humanidade nas relações institucionais, criticava a violência social fruto de injustiças, discursava entre amigos sobre "uma sociedade ideal que puna o crime de colarinho branco". Entretanto sua família sentia-se abandonada por ele. Poucas eram as oportunidades em que era exemplo de atenção e dedicação para seus filhos. Muitos cansavam-se ao ouvir o discurso repetitivo e exaltado de Carlos. Ele esclarecia a importância do uso respeitoso do dinheiro público, mas na sua vida pessoal destruía recursos econômicos com compras desnecessárias, confundindo realidade e fantasia.
Mario assistia o "jornalismo catástrofe" que descrevia crimes de amor, crimes por transgressão social, etc...Seu envolvimento e compromisso em acompanhar estes acontecimentos policiais o faziam ficar prezo a telinha muitas horas ao dia. Esbravejava contra pessoas que sofriam de transtorno de conduta. Porém agredia intensamente agressores zombando e fazendo piadas da fragilidade das vítimas, segundo ele ingênuos. Era extremamente rude e acido, desmerecendo sentimentos e a afetividade daqueles com quem convivia, não obstante chorava ao assistir novelas na TV.
Francisco apresentava-se com limitações na articulação e exposição de idéias, mas era extremamente compreensivo e colaborador com pessoas que conviviam com ele. Diria que era uma árvore frutífera, que não sabia explicar, discutir como se produziria frutos, mas com certeza ficava ricamente coberto de frutos e generosamente favorecia a todos que tinham o prazer de conviver com ele.
Às vezes o discurso inspira mudanças, entretanto o fazer é modelo que ilumina e arrebata para mudanças consistentes em nossa vida. Não que a exposição não possa ser fundamental para agregar valores, mas o brilho fica para a "palestra sem palavras" do exemplo. Francisco descobriu que podemos mudar nossa vida através da vontade e ação, baseadas na realidade.
Abraço,
Alexandre Rivero
Pontos de Reflexão:
1)Como posso mudar minha vida?
2)Como convencer as pessoas de maneira eficiente?

As perguntas serão respondidas na "Reunião de Psicologia e Ajuda".
Entrada: 1kg de alimento
Data: Terça Feira às 16:00horas e às 19:30horas.

"Ajude-nos a ajudar as pessoas. Divulgue!"

PLANTÃO DE PSICOLOGIA GRATUITO – ANSIEDADE / DEPRESSÃO / PÂNICO

oconsultorio.com 28anos
Alexandre Rivero é Psicólogo, Especialista em Psicologia Clínica, Mestrado USP e Professor Universitário
Fone 2274-8217 ou 2915-0287 – R.Bom Pastor, 1715 – Ipiranga

sábado, janeiro 03, 2009

[ Desempenho ] Os benefícios de uma avaliação de desempenho Patrícia BispoJornalista responsável pelo conteúdo da comunidade virtual RH.com.br.

Quando se fala em avaliar uma pessoa, seja em que situação for, é natural a tensão, o nervosismo e a preocupação perdurem no processo. No ambiente organizacional, os profissionais não fogem a essa regra, principalmente se caso o processo de avaliação não seja transparente e tampouco se a empresa não exista respaldo para tirar as dúvidas dos colaboradores “o que realmente significa ser avaliado”. No mercado, existem várias metodologias adotadas pelas empresas. No entanto, há aquelas que preferem desenvolver um recurso próprio, que se enquadre à sua realidade e cultura corporativa.
Esse é o caso da Kaizen – empresa de tecnologia especializada na integração de sistemas e no desenvolvimento de soluções de TI. São seis suas áreas de atuação: Soluções de Negócios, Infra-estrutura, Continuidade de Negócios, Outsourcing, Educacional e Consultoria. Fundada em 1995, hoje conta com mais de 160 funcionários e unidades em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas), São Paulo e Porto Alegre, além de uma subsidiária na Venezuela e outra nos EUA.
Batizado de Levantamento do Perfil Kaizen (LPK), o recurso foi desenvolvido há oito anos por um grupo de funcionários e, depois, disseminado para outras áreas da empresa. Atualmente, a ferramenta é de responsabilidade da área de Gestão de Talentos (GT). Os profissionais, é fundamental salientar, são avaliados dentro de três vetores: “Responsabilidade da Função” e “Conhecimento Técnico” – que ficam a cargo dos gestores de cada área, com o apoio da área de Gestão de Talentos - e o vetor “Perfil”, cuja responsabilidade é apenas da área de GT.
Vale destacar que a Kaizen adotou esta forma de elaboração da ferramenta, pois ao envolver os funcionários na criação da metodologia, o comprometimento de toda empresa tornou-se maior e foram obtidos resultados assertivos e aderentes à realidade da companhia.
De acordo com Daniel Dystyler, diretor de Gestão de Pessoas, o que motivou a Kaizen a desenvolver uma ferramenta própria para avaliar os colaboradores foi a possibilidade de dar um direcionamento à carreira dos funcionários. “Dar foco e responder à pergunta que todo funcionário quer ver respondida: o que a empresa espera de mim?”, comenta, ao acrescentar que o LPK promove ainda a aproximação dos líderes/liderados e auxilia a identificar os interesses e os anseios dos colaboradores.
As fases da avaliação - Aplicado entre funcionários a todos os funcionários e estagiários da organização, o LPK possui três etapas. A primeira delas compreende o “perfil” e aborda, entre outros tópicos, a postura do funcionário frente aos valores da empresa, o que possibilita discussão, a orientação e o aconselhamento para direcionamento da carreira.
O segundo vetor (Responsabilidade da Função) é praticamente o “job description”, ou seja, é a lista de atividades que o profissional deve desempenhar em seu dia-a-dia. O último vetor (Conhecimento Técnico) avalia as competências de cada funcionário para o desempenho de suas responsabilidades. Esta avaliação acontece anualmente, e é o momento onde cada colaborador tem oportunidade de conversar isoladamente com seu gestor sobre quais caminhos ele deve seguir para se desenvolver profissional e pessoalmente, e em que situação se encontra. É o momento em que a pessoa evidencia anseios e desejos, para que seu gestor a ajude em seu desenvolvimento.
O diretor de Gestão de Talentos comenta que os questionários da avaliação são respondidos separadamente - pelo funcionário e pelo gestor. Um não tem acesso às respostas do outro até a reunião de validação do LPK. Nessa etapa, os dois questionários são tabulados em duas colunas e cada item é discutido “ponto a ponto”, para gerar um entendimento completo sobre o momento que cada funcionário está. O resultado dessa conversa é registrado em uma terceira coluna que pode registrar um consenso ou não. Com essa discussão tão clara e presente, é gerado o Plano de Desenvolvimento Individual - PDI, que contém as áreas foco de desenvolvimento do funcionário para o próximo período e suas metas.
Ao ser indagado se a organização sentiu alguma dificuldade para implantar o processo de avaliação de desempenho, Daniel Dystyler diz que isso não ocorreu. Para garantir a correta manutenção dessa ferramenta e mantê-la alinhada às necessidades atuais da organização, periodicamente a Kaizen adota a seguinte linha de trabalho:- promove discussões formais com grupos identificando pontos a serem melhorados;- analisa a pesquisa de clima organizacional anônima;- realiza contatos informais da diretoria e da área Gestão de Talentos com os funcionários, para sentir como está a receptividade da ferramenta.
Benefícios - O LPK trouxe benefícios para a organização, dentre os quais se destacaram: a possibilidade de dar um direcionamento de carreira; oferecer entendimento do que a empresa espera de cada funcionário; estimular a possibilidade de identificar o nível de satisfação de cada funcionário com suas atividades/áreas de atuação e seus desejos; bem como o fortalecimento de uma comunicação franca e aberta.
Por fim, o diretor de Gestão de Talentos afirma que a importância de se adotar uma ferramenta de avaliação para a área é imprescindível mensurar se os projetos em andamento estão sendo assertivos e, assim, direcionar as ações de Gestão de Pessoas para manter um excelente ambiente de trabalho. “No nosso caso, o mais importante de tudo é a ferramenta que dá foco e orientação no crescimento profissional de cada funcionário da Kaizen”, conclui.
Publicado em 15/12/2008 no www.RH.com.br.
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Leandro Martins Consultor Vetorh
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sexta-feira, janeiro 02, 2009

Para refletir.... Magnífico!

...Tanto nossa alma como nosso corpo são compostos de elementos que já existiam na linhagem dos antepassados. O "novo" na alma individual é uma recombinação, variável ao infinito, de componentes extremamentes antigos. Nosso corpo e nossa alma têm um caráter eminentemente histórico e não encontram no "realmente-novo-que-acaba-de-aparecer" lugar conveniente, isto é, os traços ancestrais só se encontram parcialmente realizados. Estamos longe de ter liquidado a Idade Média, a Antiguidade, o primitivismo e de ter respondido às exigências de nossa psiquê a respeito deles. Entrementes, somos lançados num jato de progresso que nos empurra para o futuro, com uma violência tanto mais selvagem quanto mais nos arranca de nossas raízes. Entretanto, se o antigo irrompe, é frequentemente anulado e é impossível deter o movimento para a frente.

Mas é precisamente a perda da relação com o passado, a perda das raízes, que cria um tal "mal-estar na civilização", a pressa que nos faz viver mais no futuro, com suas promessas quiméricas de idade de ouro, do que no presente, que o futuro da evolução histórica ainda não atingiu. Precipitamo-nos desenfreadamente para o novo, impelidos por um sentimento crescente de mal-estar, de descontentamento, de agitação. Não vivemos mais do que possuímos, porém de promessas. Não vemos mais a luz do dia presente, porém perscrutamos a sombra do futuro, esperando a verdadeira alvorada. Não queremos compreender que o melhor é sempre compensado pelo pior. A esperança de uma liberdade maior é anulada pela escravidão do Estado, sem falar dos terríveis perigos aos quais nos expõem as brilhantes descobertas da ciência.

Quanto menos compreendemos o que nossos pais e avós procuraram, tanto menos compreendemos à nós mesmos e contribuímos com todas as nossas forças para arrancar o indivíduo de seus instintos e de suas raízes: tranformando em partícula da massa obedecendo somente ao que Nietzche chamava o espírito da gravidade.

É evidente que as reformas orientadas para a frente, isto é, por novos métodos ou gadgets. trazem melhorias imediatas, mas logo se tornam problemáticas e ainda por cima custam muito caro. Não aumentam em nada o bem-estar, o contentamento, a felicidade em seu conjunto. Na maioria das vezes são suavizações passageiras da existência, como por exemplo, os processos de economizar tempo que infelizmente só lhe precipita o ritmo, deixando-nos, assim, cada vez, menos tempo "Omnis festinatio ex parte diaboli est" (toda pressa vem do Diabo), costumavam dizer os antigos mestres.

As reformas que levam em conta as experiências do passado são em geral menos custosas e, por outro lado duráveis, pois retornam aos caminhos simples e mais experimentados de outrora, e só fazem um uso moderado dos jornais, do rádio, da televisão e de todas as inovações feitas no sentido de se ganhar tempo.

Falo muito neste livro de minhas concepções subjetivas que não representam, entretanto, argúcias da razão, são muito mais visões que surgem quando os olhos semicerrados e os ouvidos amortecidos, procuram ver e ouvir as formas e a voz do ser. Se vemos e ouvimos com demasiada nitidez limitamo-nos à hora e ao minuto de hoje e não observamos, se e como, as nossas almas ancestrais percebem e compreendem o hoje em outros termos, e como o inconsciente reage. Dessa forma, continuamos ignaros e não sabemos se o mundo ancestral participa de nossa vida com prazer primitivo, ou se, pelo contrário, volta as costas com desgosto. Nossa calma e satisfação íntima dependem, em grande parte, do fato de saber se a família que o indivíduo personifica, está ou não de acordo com as condições efêmeras de nosso presente.

Na minha torre em Bollingen, vive-se como há séculos. Ela durará mais do que eu; sua situação e seu estilo evocam tempos que há muito já passaram. Lá poucas coisas lembram o presente.

Se um homem do século XVI entrasse na casa, somente o lampião de querosene e os fósforos seriam novidade para ele; com o resto ele não teria dificuldade. Nada, nela, perturbaria os mortos: nem luz elétrica, nem telefone. As almas de meus ancestrais são mantidas pela atmosfera espiritual da casa, pois respondo, bem ou mal, às questões que suas vidas deixaram em suspenso; desenhadas nas paredes. É como se uma grande família silenciosa, ao longo dos séculos, povoasse a casa. Lá, vivo meu personagem número dois e vejo amplamente a vida que se cumpre e desaparece."


Carl Gustav Jung - Mémorias, Sonhos e Reflexões - Editora Nova Fronteira

quarta-feira, agosto 31, 2005

A empresa de Corpo, Mente e Alma

O que são o corpo, a mente e a alma de uma empresa?

* O Corpo - é a parte tangível: máquinas e equipamentos, instalações, estoques, produtos e serviços, caixa e lucro.

* A Mente - cuida das estratégias, do negócio, do foco e dos diferenciais.

* A Alma - ocupa-se dos relacionamentos internos, da comunicação, do comprometimento, da motivação , do exercício da liderança e do trabalho em equipe.

Atualmente as empresas comprometidas em alcançarem algo mais do que resultados, se preocupam com a questão das partes que formam o todo. Ou seja, uma empresa para funcionar em condições favoráveis deve ser plena e essa plenitude envolve, o corpo, a mente e a alma em equílibrio. Mas como tornar isso possível sem parecer uma utopia?
Aconselho a todos, lerem o livro que além de instrutivo é muito rico em conteúdo didático e vivencial. Portanto, boa leitura e posteriormente gostaria de obter a opinião dos leitores sobre essa rica obra literária.

Abraços

Alessandra Crivoi Cesar

Comentários sobre o livro: A Empresa, de Corpo, Mente e Alma - Como obter melhores resultados com equipes comprometidas e clientes fiéis. Autor: Roberto Adami Tranjan - Editora Gente

quarta-feira, junho 29, 2005

O verdadeiro profissionalismo


OPINIÃO

Ricardo de Almeida Prado Xavier *

As fábulas de Esopo, que viveu no Século 6º antes de Cristo, atravessam os tempos com a simplicidade que as torna imediatamente compreensíveis pelas crianças e a sabedoria que as revelam úteis para aqueles que querem conduzir melhor suas vidas e negócios. Uma delas conta a relação entre o cavalo e seu tratador, que passava todo o tempo a analisar, limpar e escovar o animal, mas, sorrateiramente, roubava parte da aveia destinada à sua alimentação. “Que pena! Se o senhor realmente desejasse me ver em boas condições, me acariciaria menos e me alimentaria mais”, disse o cavalo.
A moral da história é que se deve desconfiar de quem procura agradar, mas deixa de fazer o bem para o outro; são aqueles que procuram disfarçar com tarefas menores o mal que fazem ou a omissão em cumprir com seu dever.
No que diz respeito à carreira, muito se pode tirar dessa fábula tão curta e contundente. Podemos mencionar pelo menos três ângulos que merecem uma boa discussão: a ética, o serviço ao cliente e o direcionamento dos esforços.
Ética – fazer o que deve ser feito. O tratador deixava de dar a quantidade certa de ração ao cavalo, numa flagrante derrapada ética. A serviço de uma organização ou pessoa, o profissional tem a obrigação de fazer o que deve ser feito para a realização dos objetivos da função. Quando ele se furta a fazer o melhor, está lesando o cliente e de nada adiantarão eventuais agrados e bajulações. O exercício zeloso de uma função (escovar o cavalo) não exime o indivíduo da responsabilidade pelas outras (dar ração integral) e muito menos autoriza uma ação ilícita, como o roubo da ração. Mais cedo ou mais tarde, seu truque será descoberto e alguém dirá: “Que pena!Você foi desonesto.”
Exemplos de comportamentos não-éticos: sonegar informação adequada para que o colega resolva um problema; deixar de fazer o melhor negócio para o cliente ou empregador, por neglicência, preguiça, interesse pessoal; usar recursos do cliente ou do empregador para objetivos pessoais.
Além dos aspectos éticos envolvido, há também o da relação de prestação de serviço ao cliente. O tratador escovava o cavalo com zelo, mas não fazia aquilo que mais serviria ao animal. Para prestar um serviço de real valor para um empregador ou cliente, antes de mais nada temos de perceber o que efetivamente é mais útil.
Isso quer dizer que falha o profissional que: faz as coisas da própria cabeça, relutando em aceitar as diretrizes da empresa; não se preocupa em identificar com precisão a necessidade do cliente; direciona seus esforços e talento para aquilo que quer e não para aquilo que é melhor. Eis que um dia o cliente simplesmente desaparece ou o empregador apresenta o cartão vermelho. Quem não ajuda, atrapalha!
Direcionamento dos esforços: tratar bem e alisar. O profissional efetivamente interessado em ser empregável e promovível preocupa-se, primeiramente, em não lesar aquele a quem está servindo, isto é, em não roubar a ração do cavalo. Segundo busca ser efetivamente útil, isto é, procura fazer as coisas corretas e mais fundamentais, de valor e necessidade vital. Por fim, não custa nada escovar o cavalo, isto é, procura colocar um “molho” especial, oferecer um plus, fazer coisas que agradam. Com isso sua visibilidade tende a aumentar e sua reputação positiva espalha-se. Quando a empresa o promove está cuidando do bem dela própria – e nada melhor que o interesse próprio para levar os outros a nos levarem ao crescimento.
O profissional precisa lembrar-se sempre – e principalmente – de que tudo o que faz para o bem ou para o mal, acaba aparecendo. Embora nem sempre se perceba isso, todos estão em vitrines de alta visibilidade, especialmente para aqueles que estão mais próximos. Quem faz o certo terá boas referências de ex-colegas, ex-chefes. Quanto a quem não preocupa em plantar o bem, que referências pode esperar?
* Administrador de Empresas, é presidente da Manager Assessoria em Recursos Humanos – e-mail: ricardoxavier@manager.com.br; site: www.manager.com.br
Artigo extraído do Jornal O Estado de S.Paulo - domingo 26 de junho de 2005

quarta-feira, junho 01, 2005

Copo de Leite

Mensagem para reflexão

Copo de Leite

Um dia, um rapaz pobre que vendia mercadorias de porta em porta para pagar seus estudos, viu que só lhe restava uma simples moeda de dez centavos e tinha fome. Decidiu que pediria comida na próxima casa. Porém, seus nervos o traíram quando uma encantadora mulher jovem lhe abriu a porta. Em vez de comida, pediu um copo d´ água. Ela achou que o jovem parecia faminto e assim lhe deu um grande copo de leite. Ele bebeu devagar e depois lhe perguntou: "Quanto lhe devo?" Não me deves nada -respondeu ela. E continuou: "Minha mãe sempre nos ensinou a nunca aceitar pagamento por uma oferta caridosa."Ele disse: "Pois te agradeço de todo coração."Quando Howard Kelly saiu daquela casa, não só se sentiu mais forte fisicamente, mas também sua fé em Deus ficou mais forte. Ele já estava resignado a se render e deixar tudo. Anos depois, essa jovem mulher ficou gravemente doente. Os médicos locais estavam confusos. Finalmente a enviaram à cidade grande, onde chamaram um especialista para estudar sua rara enfermidade. Chamaram o Dr.Howard Kelly. Quando escutou o nome do povoado de onde ela viera, uma estranha luz encheu seus olhos. Imediatamente, vestido com a sua bata de médico, foi ver a paciente. Reconheceu imediatamente aquela mulher e determinou-se a fazer o melhor para salvar aquela vida. Passou a dedicar atenção especial aquela paciente. Depois de uma demorada luta pela vida da enferma, ganhou a batalha. O Dr. Kelly pediu a administração do hospital que lhe enviasse a fatura total dos gastos. Ele conferiu, depois escreveu algo e mandou entregá-la no quarto da paciente. Ela tinha medo de abrí-la, porque sabia que levaria o resto da sua vida para pagar todos os gastos. Finalmente abriu a fatura e algo lhe chamou a atenção, pois estava escrito o seguinte: "Totalmente pago há muitos anos com um copo de leite (assinado). Dr. Howard Kelly." Lágrimas de alegria correram de seus olhos e seu coração feliz orou assim: "Graças meu Deus porque teu amor se manifestou nas mãos e nos corações humanos."

segunda-feira, maio 30, 2005

Segunda-feira feliz

Motivação

Se você não gosta de seu chefe ou de seu trabalho (ou dos dois), fica difícil começar bem a semana. Mas, mesmo quando a situação não é tão dramática, a segunda-feira costuma ser complicada para muita gente. Aqui, vão cinco dicas para dribar isso:

1 - Estimule a cabeça domingo à noite - "Atividades intelectuais aquecem o cérebro", afirma o cearense Paulo Angelim, consultor de desenvolvimento profissional.

2 - Mexa-se! - Fazer exercícios físicos regulares melhora o humor.

3 - Xô tristeza - Estimule pensamentos positivos. "Elogie as pessoas à sua volta e, por que não, a si mesmo", afirma o administrador Paulo Araújo, autor do livro Motivação Hoje e Sempre (editora Qualitymark).

4 - Acerte a agenda - "Reserve o primeiro horário do dia para fazer atividades prazerosas" afirma Angelim.

5 - O poder do novo - Uma idéia nova ajuda sua equipe a começar a semana mais motivada.

Artigo extraído da Revista Você S/A - página 47 - Você em evolução. Como fazer tudo melhor na sua carreira - maio 2004

quarta-feira, maio 25, 2005

CALL CENTER OFFSHORE


Call Center Offshore: nova tendência no mercado Se você é fluente em inglês ou espanhol, fique atento a essa oportunidade

Por Clarissa Janini

Depois do boom do telemarketing em todo o País, uma nova tendência está ganhando força na área de telecomunicações: o chamado Call Center Offshore, em que empresas estrangeiras (especialmente norte-americanas) contratam call centers no Brasil para fazer atendimento internacional. Segundo a vice-presidente da ABT (Associação Brasileira de Telemarketing) e presidente do grupo AM3, Ana Maria Monteiro, o serviço está presente há no máximo dois anos em território nacional, e as perspectivas de contratação estão cada vez mais favoráveis. “Ano passado foram cerca de 500 vagas na área, e este ano a expectativa é o dobro de contratações. Mas o número pode ser ainda maior, pois nesse setor nossas previsões nunca ficam aquém do esperado”.
As causas para esse crescimento são o fato de as empresas estarem reduzindo custos cada vez mais – o que aumenta a terceirização de serviços – e a boa qualidade e preparo do Brasil no setor de telecomunicações. “Isso se aplica à região de São Paulo, especialmente. Mas temos planos de expansão para a Bahia ainda este ano, pois lá existe demanda para o serviço em função das grandes redes hoteleiras”, afirma Mathe Pavani, diretora de contact center da EDS no Brasil. Ela ainda diz que o primeiro semestre deste ano foi marcado pelo grande número de empresas estrangeiras que vieram ao País para verificar as condições e preparo dos call centers daqui. “Os resultados foram muito positivos, e por isso mesmo nossa previsão é que no segundo semestre haja aumento de empresas interessadas na contratação do serviço. Mas o boom do Call Center Offshore no Brasil se dará mesmo em 2006, de acordo com nossos levantamentos”.
Fluência é essencialE quais são os pré-requisitos para o profissional de call center offshore? Segundo as entrevistadas, dominar fluentemente o idioma é fundamental. A grande maioria das empresas é norte-americana, seguida por britânicas, ou seja, o inglês é a língua mais visada. Mas a crescente expansão comercial na América Latina faz com que o espanhol também seja bem-vindo. Outras exigências são: técnicas operacionais para a função, bom preparo psicológico, nível cultural satisfatório, domínio de ferramentas de informática, entre outras. Mas preencher a vaga não é tão simples quanto se pensa. “De cada 100 pessoas que participam do processo seletivo, apenas dez estão qualificadas para exercer a função. E isso em São Paulo, que costuma ter mão-de-obra mais preparada”, alerta Ana Maria.
Existem escolas de idiomas que preparam cursos especializados para o serviço de call center. É o caso da Seven Idiomas, que possui processos de capacitação em telemarketing com simulação em inglês. “Quando a primeira empresa nos contatou e pediu o curso específico nós aceitamos na hora, pois é um desafio bastante interessante”, afirma a diretora da escola, Adriana Albertal. “Acho que o call center offshore abre um mercado de trabalho fantástico. A pessoa tem novas oportunidades de carreira e ainda corre atrás do idioma”.
Vantagens do offshoreA remuneração é um dos principais atrativos da carreira. “Um operador bilíngüe ganha cerca de 30% a mais do que o de call center comum. Se for trilíngüe, o valor sobe para 50% a mais”, diz a diretora da EDS. Ana Maria Monteiro afirma que o valor passgo na AM3 é de aproximadamente R$ 11 por hora, e a carga horária é de 36 horas semanais. “Mas é preciso lembrar que se deve acompanhar o fuso horário do país de origem”. Outra vantagem apontada por Mathe é a possibilidade de mudança de localidade – o funcionário pode ser transferido para outra filial da empresa em um dos 60 países em que a EDS está presente.

terça-feira, maio 24, 2005

Para refletir...

Gritos

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
"Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?"
"Gritamos porque perdemos a calma", disse um deles.
"Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?" Questionou
novamente o pensador.
"Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça", retrucou
outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar:
"Então não é possível falar-lhe em voz baixa?"
Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.
Então ele esclareceu:
"Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido?
O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se
afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem
escutar-se mutuamente.
Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para
ouvir um ao outro, através da grande distância.
Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?
Elas não gritam. Falam suavemente. E por que?
Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é
pequena.
Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente
sussurram.
E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas
se olham, e basta. Seus corações se entendem.
É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas."
Por fim, o pensador conclui, dizendo:
"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não
digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a
distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta"

Mahatma Gandhi

segunda-feira, maio 23, 2005

Clínica de Psicologia

Para os interessados segue abaixo o endereço da Clínica de Psicologia, no qual atuo.
Vale salientar que atendo crianças e adultos, somente com hora marcada. A clínica funciona de segunda á sábado.
Rua Dr. Neto de Araújo, 363 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04111-001
Fone: (0XX11) 5579-2920 - 5572-1331 - 5572-9454 - Fone: (0XX11) 9396-6299 celular
e-mail: alcrivoi@ig.com.br

Mudar é essencial para sua carreira

"Meu interesse está no futuro, pois é lá que vou passar o resto de minha vida." Charles Kettering

Por Leandro Martins*

Mudança... essa é uma palavra que ao ser pronunciada, move ou trava muita gente. As mudanças fazem parte de nossa vida, mudar de escola, de faculdade, de cidade, de país, trabalho etc. Atualmente, temos mais consciência disso e ainda assim, muitas pessoas torcem o nariz quando o assunto é mudança.

Peter Drucker já disse que nunca, na história da humanidade, tivemos tanto poder de decisão sobre a própria vida como agora. Você pode decidir se vai ser médico ou artista, viver no Norte ou no Sul, quantos filhos terá. Pense na vida de seus avós e você rapidamente concordará com Drucker. (Revista Você S/A_maio 2004).

Reflita um pouco sobre o que diz o sábio Drucker, e verá que na vida profissional, como na pessoal, somos convidados ou sugestionados a mudar nossos caminhos e que o poder para fazer isso acontecer está em nossas decisões. Muitas vezes encaramos isso como uma fraqueza, quando na verdade, ver a mudança como algo positivo, demonstra que não somos acomodados e nos preocupamos em ter prazer naquilo que fazemos. Leia abaixo algumas palavras de Oprah Winfrey*, que mostra como é fundamental gostar do que se faz:

"Quando eu tinha 22 anos e ganhava 20 000 dólares por ano, pensava em como seria feliz se chegasse aos 40 com uma renda de 40 000 dólares anuais. O que eu não sabia na época era como estava me limitando. Acredito que cada um de nós tem um chamado pessoal que é único. O melhor caminho para o sucesso é descobrir o que você ama, trabalhar duro, oferecer seus serviços aos outros e deixar que o Universo guie você. A chave para realizar um sonho é focar em seu significado - e não no sucesso. Assim, tudo fará sentido para você".

*Oprah Winfrey, 50 anos, é empresária e uma das apresentadoras de TV mais famosas dos
Estados Unidos. Tem uma fortuna estimada em 210 milhões de dólares e, neste ano, foi a terceira colocada da lista das 100 personalidades mais influentes do mundo, publicada pela revista Fortune. O trecho acima foi escrito por ela na revista The Oprah Magazine. (Revista Você S/A_setembro 2004).

Temos que encarar nossa carreira com muita clareza e alinhar, desde cedo, o pessoal ao profissional, equilibrando as duas coisas. As empresas modernas precisam de pessoas inovadoras, comprometidas, com bom humor e preparadas - acima de tudo - para mudanças, já que os clientes mudam suas necessidades a cada dia. Sua carreira precisa estar alinhada com seus valores; os da empresa também devem coincidir com o que você acredita.

Qualquer mudança requer planejamento e acima de tudo autoconhecimento, pois sabendo quem somos, podemos determinar nossos objetivos e planejar com eficácia nosso futuro. Quero ressaltar que não existe"certo" ou "errado", se você não sabe o que quer da vida, certamente será infeliz. Leia abaixo um trecho do artigo de Arthur Diniz* "Coaching para iniciantes", para entender melhor o que estou falando:

"Afinal, buscar a empregabilidade não é 'o certo'? Creio que é importante ressaltar, aqui, que 'o certo' não existe. Procurar tornar-se apto para o mercado de trabalho sem saber qual o objetivo desejado é a melhor forma de conseguir bons empregos e uma eterna infelicidade. Isto acontece porque as questões mais importantes do processo de escolha profissional não foram feitas:
'o que eu quero fazer com a minha vida?', 'o que é importante para mim?'.
Um MBA pode ser fantástico para algumas escolhas de carreira e praticamente inútil para outras. Sem esses questionamentos, geralmente o jovem vive uma situação de conflitos, quando encontra um trabalho bem remunerado mas que não lhe traz satisfação. Surgem oportunidades financeiramente excelentes, justamente porque ele adquiriu uma formação aprofundada - porém, que não sabia exatamente porque estava fazendo. Uma oportunidade puxa a outra e quando esse jovem - já não tão jovem - pára para analisar, se pergunta como será que chegou lá. Pode concluir que não gosta nem um pouco do que faz, mas já investiu tanto tempo e esforço naquela carreira, que a mudança se tornou um desafio de proporções dantescas".
*Arthur Diniz tem MBA pela Columbia Business School e curso de extensão em coaching estratégico pela FIA-USP. Foi escolhido em 2001 um dos CEOs do Futuro pela Korn/Ferry, FIA-USP e VOCE S/A (Revista Você S/A_setembro 2004).

Mudar é sim essencial para sua carreira, mas sem esquecer alguns princípios básicos como: honestidade, ética e respeito ao próximo. E você está pronto para mudar???

*Leandro Correa Martins
Formado em Administração de Empresas, Uni Sant'Anna - São Paulo/SP. 9 anos de carreira desenvolvida nas seguintes empresas: Simon Franco Recursos Humanos, BankBoston, Banco Real e Asbace nas áreas de Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção, e-Recruitment (gestão de R&S via web) e na área Administrativa.
Especialista na utilização de sistemas de recrutamento on-line.
Implementação da ferramenta de recrutamento on-line (e-recruitment).
Implementação da ferramenta de job-posting e gerenciamento das oportunidades.
Idealizador e fundador dos grupos virtuais Profissional do Futuro, Sua Carreira e LM9_jobs (todos no Yahoo!).

Recrutamento on-line: uma realidade cada vez mais presente

por Leandro Martins
Publicada em 2/5/2005 no site Curriculum.com.br

Escrevi recentemente um artigo intitulado 'mudar é essencial para sua carreira' e das muitas mensagens que recebi - através do site RH.com.br onde foi publicado - uma tinha a seguinte pergunta: 'Como você avalia o recrutamento pela Internet?'

A área de Recursos Humanos requer cada vez mais sistemas de gestão eficazes para gerir suas demais áreas: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Planejamento de Carreira, Cargos e Salários, Administração de Pessoal, etc.

Meu foco será em Recrutamento e Seleção. A gestão eficaz da área de recrutamento e seleção depende também de um sistema de recrutamento on-line eficiente. Existem inúmeras ferramentas no mercado para suprir essa necessidade, mas muitas empresas ainda não utilizam essa solução. Acredito que as empresas que não se preocuparem com a gestão de sua área de recrutamento e seleção terão sérios problemas na organização de seus processos num futuro bem próximo.

O recrutamento on-line é a forma mais inteligente de se recrutar candidatos atualmente. Existe uma série de funcionalidades que organizam cada processo seletivo, de modo que cada candidato em cada vaga mantenha seus status atualizado. Entre tais funcionalidades estão avaliações do recrutador - entrevistas e dinâmicas -, testes on-line, etc. Isso facilita o trabalho dos recrutadores, consultores, assistentes e das áreas coligadas como Administração de Pessoal, Cargos e Salários, Treinamento e Desenvolvimento, Planejamento de Carreira, já que todas as informações podem ser compartilhadas.

Como exemplo, vejamos alguns diferenciais da solução de e-recruitment para as empresas, citados por alguns sites que oferecem esse serviço:

- Acesso à base exclusiva de candidatos;
- Gestão da entrega dos e-mails enviados aos candidatos;
- Entrevistas e dinâmicas de grupo on-line;
- Candidatura on-line e envio de currículo;
- Sistema avançado de busca de vagas e agentes de busca ativos;
- Portal na intranet para recrutamento interno;
- Promoção da sua empresa e acesso em qualquer lugar do mundo;
- Publicação de vagas no seu website, na sua intranet e em outros sites de emprego.

As empresas podem manter um contato mais personalizado com os candidatos, enviando mensagens de atualização, agradecimento, informando sobre os processos seletivos, entre outros, podendo atingir um grande público individualmente, melhorando a sintonia com todos os profissionais. Por outro lado, beneficia também os candidatos a futuras vagas, pois eles podem manter seus dados atualizados - entrando com login e senha na área destinada a eles no site - facilitando futuros contatos; podem contar ainda com eficientes agentes de busca de vagas, recebendo por e-mail as vagas que têm relação com seu perfil/objetivo profissional.

Segundo Lidercio Januzzi, que também publicou um artigo sobre esse assunto no RH.com.br, as empresas utilizarão cada vez mais o recrutamento pela Internet, e isso vai forçar os recrutadores a obterem competências específicas. Além disso, os gastos com consultorias de recrutamento e seleção irá diminuir consideravelmente.

Como podemos observar, o recrutamento on-line é uma tendência irreversível. Portanto, os recrutadores que não possuem bons conhecimentos em Internet e pesquisa precisam se aperfeiçoar rapidamente.

Em contrapartida, as empresas que ainda não têm uma área de recrutamento on-line devem acelerar seu planejamento nesse sentido, pois aquelas que já têm aumentaram substancialmente a eficiência de sua área de recrutamento e seleção, obtendo números bastante positivos nos processos seletivos, em que sem dúvida alguma o custo/benefício é seu maior diferencial.

É importante ressaltar que empresas e profissionais devem saber utilizar a Internet com inteligência, responsabilidade e segurança. Afinal, os candidatos só irão cadastrar suas informações em sites de empresas que comprovem a confidencialidade de seus processos, e acima de tudo, a privacidade das informações cadastradas. Isso pode ser conquistado com um bom sistema de recrutamento on-line.

Leandro Martins é formado em Administração e especialista na utilização de sistemas de recrutamento on-line.
E-mail: leandromartinsc@yahoo.com.br

Human Resources

Human Resources

quinta-feira, maio 19, 2005

Empregabilidade

Empregabilidade - O que muda depois do diploma? 02/02/2002
Por José Antônio Rosa*
O consultor norte-americano Darrell W. Gurney, autor do livro Headhunters Revealed!, observa, em artigo publicado no site Careerbuilder, que tem sido recorrente a seguinte pergunta no âmbito empresarial: "Até que ponto um diploma é importante para se atingir um cargo melhor?". Não coincidentemente, esta é uma dúvida cada vez maior entre executivos de todos os níveis e áreas, também aqui no Brasil, conforme demonstram profissionais de recrutamento e recolocação e assessorias de RH. Com o aumento da demanda por cursos de aperfeiçoamento, a pergunta tornou-se um pouco mais específica: "Um MBA é importante?". Como qualquer diploma, só será um poderoso instrumento de empregabilidade se vier associado a uma boa experiência prática. Mas é possível alcançar o sucesso sem ele, basta desenvolver qualidades pessoais excepcionais e vendê-las bem, para suprir essa deficiência. Quem o tem, deve capitalizar-se sobre ele, não se esquecendo, entretanto, de buscar a prática.Muitos candidatos defendem-se dizendo: "Não acho que isso seja tão importante. Por isso, não me preocupo em fazer um MBA". Na verdade, esse é um grande equívoco. Quem tem que avaliar sua importância é o cliente e não o vendedor; no caso, o profissional é quem está no papel de vendedor e o mercado assume a função de cliente . Em vez de ficar achando se é certo ou errado, o importante é questionar-se sobre a opinião do cliente e ir à luta.Os recrutadores recebem muitos currículos a cada dia e têm de selecionar segundo exigências do mercado, observa Gurney. Então, é melhor voltar ao banco de escola e garantir sua empregabilidade, seja aqui ou do outro lado do mundo, se você ainda não começou a fazer isso.

*José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.